03 agosto 2016


Resenhão: Livros que li em Julho

Olá pessoas! Quanto tempo que não falo sobre livros por aqui né? Vou explicar porque, vim de um período de final de curso, onde a vida acadêmica somada com o trabalho transformaram minha rotina de leitura e acabei abandonando um pouco a leitura por prazer por uma leitura mais voltada para meu trabalho de conclusão. Mas finalmente pude colocar em dia meus livros que estiveram parados no meu criado mudo.

Aí surgiu a ideia de fazer um resenhão com os livros que li em Julho, foram eles: "O Caçador de Pipas", "#GIRLBOSS" e "Como Eu Era Antes de Você".Dá só uma olhada na resenha de cada um deles:

O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini

Que leitor não ouviu falar de "O Caçador de Pipas", esse livro fez muito sucesso em meados de 2003 e sim só agora que eu fui ler! Confesso que quando ele foi lançado não tive muito interesse, apesar das críticas positivas de todos que já tinham lido. Mas antes tarde do que nunca né? E como um bom clássico, ele continua muito atual trazendo questionamentos e temas que estão em alta ainda em 2016. O autor Khaled Hosseini com muita sensibilidade construiu uma história que narra uma cultura tão diferente da nossa, mas ao mesmo tempo tão próxima e tocante. O romance narra a história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão da década de 1970, porém os dois amigos são completamente diferentes um do outro, Hassan leal e fiel e busca sempre agradar seu grande amigo Amir, que por outro lado apesar de gostar muito do amigo busca demonstrar sua superioridade intelectual. Porém tudo muda durante um campeonato de pipas, onde Amir perde a chance de defender Hassan num episódio que marca a vida dos dois para sempre. Anos mais tarde, quando Amir está vivendo Estados Unidos, após ter abandonado o Afeganistão as pressas devido a tomada do país pelos soviéticos, ele retorna a seu país de origem e é obrigado a acertar as contas com o passado.

Vale a pena ler? 
Como eu disse anteriormente é um livro tocante e angustiante, eu sofri junto com os problemas dos personagens e sim agora eu entendo o porque de falarem tão bem do livro até hoje. Recomendo muito à quem não leu e gosta de tramas com temática islâmica e mais realista. É uma leitura fácil e reflexiva, você nem sente o tempo passar.

#GIRLBOSS - Sophia Amoruso

Mudando totalmente de gênero, vamos para a autobiografia de como Sophia Amoruso, que construiu uma marca da sucesso a Nasty Gal e revolucionou o mercado da moda e dos brechós vintage. Momento sinceridade 2: Comprei esse livro porque diversas blogueiras estavam falando bem e isso me deixou curiosa."#GIRLBOSS" conta a trajetória de Sophia Amoruso, que passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Mas tudo mudou aos 22 anos quando ela decidiu começar a vender roupas em um brechó online no eBay. Oito anos depois, ela é a CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. O mais legal é que até aí parece mais um daqueles livros comuns de "como ter sucesso", mas não é, ela trata o assunto de maneira leve, além de muitos outros assuntos como o poder feminino, e quebra alguns paradigmas provando que para ser bem-sucedido não existe uma fórmula pronta, o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e gostar do que faz, muito mesmo.
Vale a pena ler? Meu veredito final é que apesar de ser um livro bem inspirador e leve, não é exatamente o gênero que me faz querer viver a história, é um livro bom e que traz muitos pontos interessantes, mas infelizmente não me conquistou da maneira que eu achei que conquistaria.

Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

Outro livro MUITO (sim muito mesmo) falado por booktubers, blogueiras e amantes de romances, foi o "Como Eu Era Antes de Você", me perdoem os aficionados por leitura, mas eu só fiquei sabendo desse livro quando saiu o primeiro trailer da adaptação para o cinema, e eu me apaixonei! Como o filme foi lançado no mês de Junho e eu estava louca para assistir, resolvi comprar e ler antes de assistir o filme e assim ter uma experiência e percepção completa da história. Para quem ama romances e histórias de amor e não estava na terra nesses últimos dois meses, o livro conta a história de Louisa Clark, uma jovem que não tem muitas ambições, mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados especiais. Em sua vida pacata, ela trabalha como garçonete num pequeno café e namora Patrick, um triatleta que é totalmente obcecado por maratonas e corridas e por isso não parece interessado nela. Porém Lou se vê fora da sua zona de conforto quando o café onde trabalhava fecha as portas e ela é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, ela consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. A partir daí sua vida começa a tomar outro rumo, ao conhecer Will Traynor um homem de 35 anos que está preso a uma cadeira de rodas após um acidente de moto. Inconformado com o rumo que sua vida tomou Will desconta toda a sua amargura e raiva em quem estiver por perto. Nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro de maneira permanente.

Vale a pena ler?
Esse foi um resumo beeem básico (sem spoilers) da história, apesar de pra mim ela ter sido bem previsível, em nenhum momento isso tirou a graça da leitura, pelo contrário, de todos os livros que eu li em Julho esse foi o que eu literalmente devorei, achei a história super envolvente, apesar de ter aquele Q de clichê (o que não é necessariamente ruim) ele foge e aborda aspectos que poderiam ser romantizados de uma maneira mais dura e realista, como a vida de um tetraplégico, a questão de vida e morte e até mesmos relacionamentos tanto familiares quanto românticos.

E por hoje é isso, essa foram minhas leituras do mês, espero que tenham gostado das resenhas, e até a próxima ♥

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário