08 março 2016


Mulheres incríveis que transformaram o mundo

Hoje, dia 08 de março, é o Dia Internacional da Mulher, mas muito além de uma data explorada comercialmente é uma data onde para se refletir sobre como é realmente a vida das mulheres e sobre igualdade de gênero, deixando crenças e costumes que limitam a evolução e o progresso da sociedade como um todo. Mas, para inspirar a mudança trouxe aqui uma singela lista, onde infelizmente tive que deixar muuuuitas mulheres de fora, que ilustra a coragem de mulheres que dedicaram suas vidas ou que realizaram atos para mudar a história e permitir que mesmo aos poucos as conquistas fossem realizadas e que através da inspiração delas muitas outras virão.


MUNDO 

Marie Curie É impossível estudar química e física sem falar de Marie Curie, a polonesa que ficou famosa graças às suas pesquisas sobre radioatividade. Vale lembrar também que essa mulher conseguiu a proeza de ganhar o cobiçado Prêmio Nobel – duas vezes.

Margaret Heafield 
Margaret trabalhou como diretora de engenharia de software para a NASA. Basicamente, foi uma das responsáveis pelo Projeto Apollo, um dos mais importantes da agência espacial.

Rosa Parks Eis um nome importantíssimo na luta por direitos humanos. O nome de Rosa é comumente citado quando falamos em ativistas que lutaram contra a segregação racial – ela é conhecida por se negar a dar seu lugar no ônibus para um homem branco.

Valentina Tereshkova Primeira mulher a ir ao espaço. Com apenas 26 anos, operária da indústria têxtil, Valentina foi a escolhida pelos soviéticos para fazer uma viagem solo em 1963, na missão Vostok VI.

Ellen O’neal Em 1970, Ellen O’neal classificou-se entre os melhores skatistas do mundo.

Ada Lovelace A matemática inglesa Ada Lovelace é responsável pela criação do primeiro algoritmo feito para ser processado por uma máquina, em 1840, o que a faz ser considerada a primeira programadora da História. Ainda que não tenha visto nenhuma das máquinas que seus estudos pioneiros ajudaram a criar, em 1982 o nome “Ada” passou a ser usado em referência a uma linguagem específica de programação.

Malala Yousafzai Você provavelmente já ouviu falar da Malala, a garota paquistanesa que é também a pessoa mais jovem a ser contemplada com um Prêmio Nobel. Por sua luta pelos direitos das mulheres à educação e pelo símbolo de força e resistência que se tornou, devido à sua experiência pessoal (ela levou um tiro na cabeça quando tinha apenas 14 anos), Malala, que hoje tem 18 anos, mais do que merece estar nessa lista.

Kathrine Switzer Ela foi a primeira mulher a participar da famosa Maratona de Boston, em 1967. Na imagem acima você pode ver o momento em que homens da organização do evento, quando viram que uma mulher estava participando, tentaram impedi-la de correr.

Aung San Suu Kyi Suu Kyi foi obrigada a cumprir prisão domiciliar por 15 anos. O motivo? Ela fez uma campanha pró-democracia, em 1989 foi colocada sob prisão domiciliária. Apesar da sua prisão, a LND ganhou as eleições com 82% das cadeiras parlamentares, mas a ditadura militar negou–se a reconhecer os resultados. Suu Kyi permaneceu na prisão quase de forma contínua a partir de então, rejeitando a oferta de liberdade do governo, já que lhe exigia abandonar a Birmânia.Ela continua a ser uma expressão viva da determinação do seu povo de conseguir liberdades políticas e económicas. Em 1991 recebeu o Prémio Nobel da Paz, e disse para o mundo “use a sua liberdade para promover a nossa.”

Frida Kahlo Frida Kahlo era artista plástica e foi uma das personagens mais marcantes da história do México e é vista por muitos como um ícone da criatividade feminina. Frida começou a pintar depois de ficar gravemente ferida em um acidente de ônibus, no qual fraturou a coluna e a pélvis. Foi ativista política, juntando-se à liga das jovens comunistas e à organização mexicana dos comunistas.

BRASIL 

Leila Diniz A atriz demoliu tabus em um tempo em que a ditadura militar comandava da política aos costumes. Ela dizia o que pensava, sem medo da censura. Em 1971, grávida, foi à praia de biquíni. Mostrou que maternidade não exclui sensualidade. Duas frases atrevidas de Leila: "Transo de manhã, de tarde e de noite"; "Você pode amar uma pessoa e ir para a cama com outra"

Nísia Floresta Augusta Nísia foi a primeira brasileira a lutar pela emancipação feminina. É considerada precursora do feminismo no país, sendo também reconhecida por seu empenho em alfabetizar meninas e mulheres. Nísia Floresta também foi uma das primeiras mulheres a publicar artigos em jornais brasileiros, além de ter sido a tradutora do manifesto feminista de Mary Wollstonecraft, “Direitos das Mulheres e Injustiças dos Homens”.

Maria Lacerda de Moura Se hoje debatemos questões sobre maternidade consciente, amor livre e o direito da mulher ao amor, podemos agradecer Maria Lacerda de Moura, uma brasileira de Minas Gerais. Dedicada a causas sociais, ela também atuou como educadora tanto em Minas quanto em São Paulo e trabalhou para a imprensa anarquista nacional e internacional.

Patricia Galvão Mais conhecida como Pagu, foi escritora, crítica literária, jornalista e militante, defendia a participação ativa da mulher na sociedade e na política. É a primeira brasileira do século 20 a ser presa política. Em 15 de abril de 1931 foi presa e torturada pelo governo militar.

Maria da Penha A Lei 11.340/06 conhecida como Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006, em homenagem a esta mulher cearense que lutou durante 20 anos para ver seu agressor preso – o marido – que tentou matá-la duas vezes e na primeira tentativa, a deixou paraplégica. Ela é líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher e símbolo da luta contra a violência doméstica.

Bom e aqui termina nossa lista de mulheres incríveis, lutadoras, e que com seus princípios e de sua maneira deram muita força a luta pela liberdade ♥

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Existem tantas mulheres incríveis nesse mundo que acho até difícil listar, começando pela minha mãe, hahah aquelas! Adorei saber mais sobre algumas, esse post ficou maravilhoso! Um feliz dia da mulher para vocês duas, para nós, para todas nós! Um beijo grande ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Vanessa! Essa é só uma maneira de ilustrar e homenagear a todas as mulheres maravilhosas que conhecemos ♥

      Excluir
  2. Quantas mulheres guerreiras, adorei conhecer mais sobre elas!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Carol!

      Guerreiras mesmo! Cada uma com sua história, em épocas diferentes transformando o mundo do seu jeito :D

      Excluir
  3. Da listinha as duas que eu conheço mais sobre a história são Ada porque na faculdade a gente ouvia falar muito dela e Malala que né, nem precisa comentar. Mas pelo que eu vi todas tem histórias incríveis. Não entendo como ainda tem tanto preconceito com as mulheres se nós também somos capazes de fazer coisas iguais ou até melhor que os homens. Enfim...

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Beatriz, acabamos conhecendo poucas histórias dessas mulheres, infelizmente as conquistas das mulheres acabam sendo diminuídas, mas elas são exemplos de que somos capazes de fazer o que quisermos sim! ♥

      Excluir