27 agosto 2014


Datilografando: As consequências do bullying retratadas em "A Lista Negra"


imagem: google.images

Hoje nosso datilografando vai falar de uma história com uma temática séria, A Lista Negra é um livro que nos mostra as consequências do bullying, algo muito falado mas igualmente ignorado atualmente, considerado por mim um dos melhores livros que eu já li nos últimos tempos, pela narrativa intensa e história envolvente. Não é muito comum eu ler livros desse estilo, mas este realmente atingiu meu coração, deixando-me realmente triste ao chegar ao final, espero que a autora decida fazer uma continuação ou um livro tão intenso quanto.

O livro conta a história de Valerie, uma garota que era vítima de bullying na escola que frequentava. Como a narrativa é em primeira pessoa o livro passa exatamente os sentimentos da protagonista e como ela realmente sofria com isso, sempre recebendo apelidos ou sofrendo com brincadeiras de mal gosto. Um dia, Valerie decidiu fazer uma lista de pessoas e coisas que a incomodavam, essa lista fez com que as coisas não parecessem tão ruins em sua mente. No meio disso tudo Val conhece Nick, que aparentemente a entende perfeitamente, por ter tantos problemas quanto ela, assim a garota divide a ideia do caderno com o garoto e logo os dois passam a preenchê-lo juntos e então que começam a namorar.


imagem: google.images

Os dois não achavam estranho conversar sobre a morte ou homicídio, pois o garoto tinha uma fascinação por aquilo. Não estava na cabeça de Valerie que Nick estaria levando a lista a sério até ele aparecer na escola com uma arma, desejando matar todas as pessoas presentes no caderno. Após o primeiro tiro, Valerie ainda não entende o que está acontencendo, logo que se dá conta ela sai atrás do namorado para tentar parar com todas as mortes, então acaba levando um tiro na perna.

Valerie sobrevive ao atentado, mas quando retorna a escola, todos acham que ela é a culpada do que aconteceu na escola, então ela precisa aprender a lidar com a desconfiança de todos, até de seus próprios amigos que não acreditam que ela seja inocente. A autora, Jennifer Brown, consegue passar todas as emoções e sentimentos da personagem principal, ela explora todos os aspectos do bullying de uma forma tão profunda, fazendo a narrativa ser extremamente intensa e estimulante para a leitura. Será que Val é inocente? Será que ela é a culpada pelo que aconteceu?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário