19 janeiro 2014


Vivian Maier: A babá que foi uma incrível fotografa de rua nos anos 60



Muitos artistas recebem reconhecimento de suas obras somente após sua morte, o mesmo aconteceu com Vivian Maier que viveu como babá por 40 anos em Chicago e durante suas folgas Vivian aproveitava para fotografar a realidade das ruas e da sociedade americana dos anos 50 e 60. Possuindo um grande senso crítico em suas obras e demonstrando seus ideais feministas e de crítica a sociedade capitalista, Maier mostrava seu talento em fotografar essas as ruas como realmente são, porém transmitindo seu próprio olhar a cada clique. Veja na galeria algumas de suas obras:


É possível notar a grande presença de mulheres de diversas raças e classes sociais em suas fotografias, porém não se restringe apenas a figura feminina, dá pra ver crianças, adultos, ricos e pobres sem distinção. Além disso ela fazia seus auto retratos sempre em reflexos ou sombras, colocando-se como coadjuvante da cena.


Vivian morreu aos 83 anos em 2009 e seu talento só foi descoberto recentemente por um historiador que buscava registros fotográficos de Chicago, mas ela ganhou tanta notoriedade que foi feito até um documentário que tenta desvendar sua história como pessoa e artista, também contando mais sobre suas obras. Vale a pena conferir:



Dá pra ver mais sobre ela e milhares de fotografias incríveis em seu site oficial aqui.

Via Blogueiras Feministas

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. A Vivian foi mesmo uma ótima fotógrafa (pena ter tido seu talento reconhecido tão tarde)! Além daquele lance de "Uma imagem vale mais que mil palavras", as fotografias dela também nos apresentam aspectos sociais, ângulos criativos, a poesia que se esconde em pequenos detalhes do do dia-a-dia e a atmosfera de outra época eternizada no preto e branco...

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é ? é surpreendente a forma e o olhar que ela tinha por onde passava, fazendo essas fotos incríveis!

      Excluir