03 janeiro 2014


Datilografando: Resenha do livro Estado de Graça de Ann Patchett


Estreando nossa mais nova categoria no blog o Datilografando, que será composta somente por resenha de livros que valem a pena a indicação. Começando com o intrigante Estado de Graça que faz parte dos lançamentos da Editora Intrínseca, e quando vi Estado de Graça já me encantei e quis ler na hora (ainda mais por sua capa linda, ainda mais eu que sou do tipo de pessoa que inevitavelmente julga um livro pela capa).

A história é um suspense desinibido e envolvente, que retrata a Dra. Marina Singh que faz parte de um influente grupo farmacêutico norte-americano, que financia uma pesquisa da Dra. Swenson no interior da região Amazônica dentro da tribo indígena lakashi que possui a capacidade de criar uma droga capaz de manter as mulheres férteis por toda a vida, mesmo após os 60 anos. Isso é possível a partir da casca de uma determinada árvore localizada na região da tribo.

O livro em si possui um desenvolvimento arrastado, mostrando os acontecimentos nos detalhes mínimos, desde o ambiente gélido de Minnesota nos Estados Unidos até o clima tropical de Manaus e posteriormente a floresta. Apesar de ser uma história que fascina pela descrição do interior da Amazônia como algo selvagem e amedrontador, o que apesar de ser uma descrição ficcional nos encanta pela riqueza e capacidade de envolver o leitor.

"Vou lhe dizer que os nativos têm algo genial: os venenos. Existem por aqui plantas tão variadas, insetos e répteis capazes de matar uma pessoa que parece que qualquer idiota poderia fazer um composto capaz de derrubar um elefante. De resto, o povo sobrevive apesar dos cuidados que recebe. O ser humano é resiliente demais para que as coisas aconteçam de forma diferente."

Uma gafe da autora Ann Patchett foi em descrever o Brasil com aquela visão etnocentrista estadunidense, onde o Brasil é visto superficialmente e Manaus descrita como uma selva ultrapassada. Outro erro foi o desfecho da trama, que apesar de agitado é previsível e várias pontas soltas que foram deixadas de lado durante o desenvolvimento da trama. Porém, apesar dessas questões o livro é uma ótima indicação para quem busca uma história diferente e que mostra um mundo fascinante, além das várias citações sobre a botânica e os animais nativos. Portanto, leiam e depois nos contem o que acharam!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário